Escrituração Contábil para Pequenas Empresas

Problemas com pagamento? Pague direto no site do Pagseguro nome

Valor: R$ 295,00

Parcele no cartão: 5 x R$ 59,00 s/juros

01/10 a 07/12/2018

Online

Livre

120 horas

Forma de Pagamento

Pagseguro

Eduardo Araújo de Azevedo

Contador; Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo; professor da Universidade Federal do Ceará, no período de 1983 a 2010, onde ministrou as disciplinas: contabilidade de custos, análise de custos e contabilidade gerencial; coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFC, no período de 2004 a 2009; instrutor da ACEP, onde ministra as disciplinas: controladoria, gestão estratégica de custos, gestão de sistemas de custos nos cursos de pós graduação lato sensu; instrutor do CETREDE, onde ministra a disciplina formação do preço de venda no curso de pós graduação em Planejamento Tributário; gerente da Célula de Gestão do ISSQN da Secretaria de Finanças de Fortaleza (CE), no período de 2010 a 2011; Assessor de estudos e programação da Secretaria de Finanças de Fortaleza (CE), no período de 2012 a 20113; especialista em matéria tributária aplicada a empresas de pequeno porte; consultor do SEBRAE; membro do Comitê Estadual para Implementação da Lei Geral no Estado do Ceará; vice-presidente do Conselho Regional do Estado do Ceará, no período de 2006 a 2009; co-autor do livro Escrituração Contábil Simplificada, editado pelo Conselho Federal de Contabilidade; autor do livro eletrônico Manual de contabilidade para pequenas empresas, editado pela Editora Fortes, em 2014; autor de vários artigos sobre o Simples Nacional; professor, instrutor e conferencista sobre a legislação aplicada às microempresas e empresas de pequeno porte no território nacional.

02

Qualificar profissionais de contabilidade para aplicar os procedimentos básicos de escrituração contábil para pequenas empresas, optantes ou não pelo Simples Nacional, em conformidade com as normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela legislação societária e fiscal pertinentes ao tema.

Contabilistas que prestam serviços contábeis para pequenas empresas, contabilistas recém formados e estudantes que estejam prestes a concluir o curso de contabilidade – bacharelato ou técnico.

1. Origem e Evolução
2. Conceito de Pequena Empresa
3. Procedimentos Contábeis para Pequenas Empresas
4. Livros Contábeis e Fiscais
5. Registro das Operações
6. Plano de Contas
7. Balancetes
8. Demonstrações Contábeis
9. Escrituração Contábil

Espera-se que após o treinamento os participantes estejam aptos a:

a) Dominar os conceitos básicos sobre escrituração contábil; 
b) Entender a função do plano de contas; 
c) Manusear planos de contas para empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviço; 
d) Movimentar as contas impactadas pela aplicação da legislação tributária; 
e) Classificar e escriturar corretamente as transações econômicas típicas de pequenas empresas; 
f) Elaborar as demonstrações contábeis para pequenas empresas, exigidas pela legislação societária e fiscal.

a) Livro online e disponível para download;
b) PDF's, com conteúdo das videoaulas;
c) Atividades práticas;
d) Links e textos que complementam o conteúdo;
e) Fórum de Participação;
f) Tutoria;
g) Videoaulas
h) Software Fortes Acadêmico*

* O Software contábil fornecido não é compatível com sistema operacional Apple Mac OS. 

O curso Escrituração Contábil para Pequenas Empresa é 100% online, sendo aplicado sobre uma plataforma de ensino à distância tendo suas atividades liberadas por datas, não sendo fixado horário para a execução das atividades. Desta forma, o aluno poderá frequentar o curso em horário e local que lhe for conveniente, dentro do período de realização.

O curso está estruturado em dois módulos: teórico e prático. 

Módulo Teórico

É baseado no livro eletrônico intitulado “Manual de Contabilidade para Pequenas Empresas”, que trata dos fundamentos da escrituração contábil e dos aspectos gerais abordados na ITG 1000 Modelo Contábil para Pequenas Empresas, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade. O livro base foi inspirado na obra “Escrituração Contábil Simplificada para Micro e Pequenas Empresas", editado pelo CFC, com os ajustes necessários para o projeto e ordenado para facilitar o controle, acompanhamento e pesquisa, cujo texto encontra-se organizado em três unidades tratando dos seguintes temas:

a) Procedimentos básicos da escrituração contábil;
b) Modelo de Plano de Contas;
c) Escrituração Contábil.

Módulo Aplicado

Esse módulo objetiva o exercício de uma situação idêntica ao que vivencia o profissional de contabilidade no seu dia a dia, na empresa contábil, tendo sido desenvolvido seguindo-se os passos naturais dos procedimentos pertinentes ao cotidiano do escritório de contabilidade. A saber:

a) Utilização do aplicativo "Fortes Contábil" desenvolvido pela Fortes Informática, onde já encontram-se gravados os dados das empresas-modelo do treinamento e os respectivos planos de contas;
b) Disponibilização de documentos fictícios semelhantes aos modelos originais, contendo elementos extraídos da legislação tributária vigente, destinados à escrituração contábil nas respectivas empresas-modelo;
c) Disponibilização de mapas, extratos, resumos etc para conciliação de contas e lançamentos de ajustes;
d) Disponibilização de relatórios contábeis (balancetes e demonstrações contábeis) para auto avaliação e correção de eventuais erros cometidos na realização do trabalho.

a) Livro Eletrônico: “Manual de Contabilidade para Pequenas Empresas”, disponibilizado como parte do material didático do curso; 
b) Código Civil Brasileiro – Lei nº 10.406/02;
c) Lei das Sociedades por Ações – Lei nº 6.404/76;
d) Lei Geral das micro e pequenas empresas – Lei Complementar nº 123/06; 
e) Resoluções do Comitê Gestor do Simples Nacional; 
f) Normas Brasileiras de Contabilidades, editadas pelo CFC; 
g) IFRS (Normas Internacionais de Relatórios Financeiros) – para pequenas e medias empresas.

Você poderá encaminhar sua dúvida ao TUTOR do curso, através dos Fóruns de Participação (dentro do ambiente virtual). Horário de atendimento: de seg. à sex., das 8:00 às 17:00 (em dias úteis).

Use plenamente este canal de atendimento. Temos o compromisso com você de melhorar sempre seu relacionamento conosco, ouvindo atentamente suas demandas.

Aviso: *Não é permitido o download das videoaulas, considerando-se este um capital intelectual do autor do curso; segundo regem as Leis nº 9.279/1996, da propriedade intelectual, e nº 10.603/2002, dos direitos autorais.

Confira aqui o cronograma da turma.

Atenção: Este é um curso com cronograma pré definido. Após a última atividade proposta, o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem continua liberado por prazo limitado, previsto no cronograma. Verifique as datas com atenção clicando aqui.

Esclareça todas as suas dúvidas antes de adquirir nossos cursos. Para facilitar, apresentamos aqui as dúvidas mais frequentes. Caso você não obtenha a resposta para o que precisa, entre em contato conosco através do email: contato@cursospme.com.br

Palavras-chave:

Contabilidade, Escrituração, Escrituração contabil, Pequenas empresas, Pme, Contabilidade simplificada, Cfc, Nbc, Normas contabilidade, Normas brasileiras de contabilidade, Itg 1000, Itg 2000, Nbc t, Simples nacional, Simples, Pequena empresa, Microempresa, Plano de contas, Balancetes, Balanço patrimonial, Dre, Curso, Curso online, Curso ead, Ead, Contabilidade pratica, Pratica contabil